O Partido Católico Tradicionalista, ou partido Mellista,foi um partido político espanhol fundado em 1919 por Juan Vázquez de Mella como resultado de seu confronto com Don Jaime de Borbón pretendente e líder do carlismo. A ideologia do partido foi baseada na interpretação de Vázquez de Mella do tradicionalismo, e em particular defendeu:
- União moral e separação econômica da Igreja e do Estado.
- Substituição do regime parlamentar pelo representante.
- Autarquia das municipalidades e das regiões, e a defesa resoluta da ordem social baseada na harmonia das classes que dão forma ao trabalho integral.
- A política internacional orientada para os três ideais em que a história da Espanha flui: dominação do Estreito, federação com Portugal e confederação com os Estados espanhóis americanos.
O Partido Católico Tradicional tinha como principal órgão de expressão o jornal El Pensamiento Español,cujos editores haviam sido expulsos em 1919 do El Correo Español. Ele apoiou a Ditadura de Primo de Rivera e definhou durante a morte de Vázquez de Mella. De acordo com José Carlos Clemente, seus seguidores reintegraram em 1931, os fundamentalistas o fariam por volta de 1932 no movimento Carlista - Comunhão tradicionalista.