domingo, 13 de novembro de 2011

Liga Árabe suspende Síria exige o fim das mortes

Liga Árabe suspende Síria e exige fim das mortes

12/11/2011 14:54, 
4
A Liga Árabe pediu neste sábado para o Exército da Síria parar de matar civis e afirmou que está suspendendo o país do grupo, em uma medida surpreendente e que aumenta a pressão sobre o presidente Bashar al-Assad.
Síria
Em exigência ao fim das mortes na Síria, A Liga Árabe impõe sanções econômicas e políticas ao governo do país
A Liga Árabe vai impor sanções econômicas e políticas ao governo de Assad e pediu para que os Estados-membros retirem seus embaixadores de Damasco, afirmou o primeiro-ministro do Catar, Xeique Hamad Bin Jassim.
– Fomos criticados por termos demorado demais, mas isso estava fora de nossas preocupações com a Síria, afirmou Bin Jassim a repórteres no Cairo. “Precisávamos ter maioria para aprovar essas sanções.”
– Estamos pedindo para que os partidos de oposição da Síria se reúnam na sede da Liga Árabe para acertar uma visão unificada para o período de transição, disse Jassim.
Ele disse que a suspensão da Síria da liga passará a valer a partir do próximo dia 16.
Até agora, todas as esperanças das potências ocidentais de que Assad poderia ser isolado pelos seus vizinhos árabes tinham sido repetidamente derrubadas.
Alguns líderes árabes tem se mostrado relutantes em se voltar contra a Síria com medo da mensagem que isso possa passar para suas próprias populações, dizem diplomatas.
Jassim manteve a possibilidade de a Liga Árabe chamar a Organização das Nações Unidas (ONU) para ajudar a proteger os direitos dos sírios.
– Se a violência e as mortes não pararem, o secretário-geral vai chamar as organizações internacionais que lidam com os direitos humanos, inclusive as Nações Unidas, disse.
Segundo a ONU, 3.500 pessoas foram mortas em sete meses de violência.
Síria protesta
O representante da Síria na Liga disse que a decisão de suspender o país violou o estatuto da organização e mostrou que ela está “servindo à agenda ocidental e americana”.
Youssef Ahmed disse à TV estatal do país que a decisão de suspender a Síria, que teve dois votos contrários na reunião ministerial no Cairo, poderia ser tomada somente por consenso em uma cúpula dos líderes árabes.

2 comentários:

Anônimo disse...

وأنقذت حياتي!
يا رفاق هم جنود الرب
المجد لك
جيدة جدا
عناق وقبلة

Anônimo disse...

العدالة الجامعة
أقول... جامعة الدول العربية
هي قطعة من السماء
دون ذلك كنا جميعا في جهنم حرق