sábado, 26 de junho de 2010
Alfredo e Omar: filhotes políticos do Amazonas e aliados no passado
O histórico de movimentações políticas no Amazonas dos últimos 30 anos demonstra que as trajetórias dos dois principais adversários na disputa eleitoral pelo governo este ano, o governador Omar Aziz (PMN) e o senador Alfredo Nascimento (PR), são marcadas por momentos de união e distanciamento.
O ano de 1987 marcou o início da carreira política de ambos. Nascimento foi secretário de Estado da Fazenda e Administração no governo de Amazonino Mendes (PTB), entre 1987 e 1990, e assumiu a prefeitura de Manaus, em 1988, nomeado interventor pelo governador, no lugar do então prefeito Manoel Ribeiro. No mesmo ano, Aziz foi diretor da Fundação Municipal de Desenvolvimento e Apoio Comunitário.
Em 1999, Aziz foi eleito vereador de Manaus, sendo reeleito em 1992. Nesse período, Nascimento permaneceu secretário até o fim do governo de Amazonino, em 1990. Em março do ano seguinte, ele assumiu a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), onde permaneceu até agosto de 1992.
A aproximação entre Aziz e Nascimento começou nos anos de 1993 e 1994, quando Amazonino Mendes era prefeito de Manaus e Omar presidente da Câmara Municipal. A união ganhou força na eleição de 1994 para o governo, quando Nascimento foi vice no governo de Amazonino e Aziz foi eleito deputado estadual, compondo a base de apoio do grupo político de Nascimento.
Prefeito e vice
O momento de maior proximidade entre os dois principais 'rivais' na disputa pelo governo este ano veio em 1996, quando Nascimento foi candidato a prefeito de Manaus e Omar, seu vice. Os dois venceram a eleição e mantiveram a aliança, sendo reeleitos em 2000.
Com a ida de Omar Aziz para o grupo do ex-governador Eduardo Braga (PMDB), em 2002, ano em que foi eleito vice-governador, a aliança com Nascimento começou a enfraquecer. Alfredo permaneceu na prefeitura até o início de 2004, até ser convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Ministério dos Transportes. Em 2006, ele foi eleito Senador pelo Amazonas, mas logo se licenciou para retornar ao Ministério.
As trajetórias políticas de Alfredo e Omar voltaram a se cruzar nas eleições municipais de 2008. O senador apoiou Aziz, então vice-governador do Amazonas, na candidatura à prefeitura de Manaus e indicou o deputado estadual Sabá Reis (PR) para compor a chapa como vice. Naquele ano, Omar obteve somente 17% dos votos e ficou fora do segundo turno.
Após a derrota nas urnas, Aziz retomou o cargo de vice-governador do Estado e, em março deste ano, assumiu o cargo de governador, com a saída do ex-governador Eduardo Braga para disputar o Senado. No mesmo período, Nascimento precisou deixar o Ministério dos Transportes e retornar ao Senado para disputar a eleição deste ano, desta vez como adversário de Omar, que também é pré-candidato ao governo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário