PSOL pressiona, mas participação de Heloísa Helena em programa de Plínio é incerta
Presidente do partido divergiu dos colegas de sigla ao declarar apoio a Marina (PV)
Celso Junior/AE/07.06.2004
Marina Novaes, do R7
O PSOL tenta convencer Heloísa Helena (AL) a gravar uma participação no programa eleitoral de Plínio de Arruda Sampaio, candidato da sigla à Presidência, mas a aparição da ex-senadora na TV ainda é incerta. Embora presida o partido, ela divergiu dos colegas ao declarar apoio à candidatura de Marina Silva (PV), de quem é amiga desde os tempos em que ambas eram do PT. O “sumiço” de Heloísa Helena da campanha nacional deixa apreensivos os correligionários, que ainda aguardam um posicionamento da vereadora de Maceió sobre o apoio a Plínio. Os socialistas, porém, evitam criticá-la, e atribuem a ausência à sua candidatura ao Senado, como disse ao R7 o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP).- Certamente ela vai gravar [uma declaração de apoio] para as candidaturas do PSOL, mas neste momento ela está preocupada com sua própria campanha, porque há uma disputa forte pelo Senado em Alagoas. Agora, há sim uma pressão partidária e acho que ela vai cumprir com a sua missão de presidente do PSOL.
A expectativa da legenda é que o apoio da ex-senadora agregue alguns votos a Plínio, que ainda não conseguiu sair do “nanismo” na disputa. Nas pesquisas eleitorais mais recentes (Datafolha e Ibope), o socialista não obteve nem 1% das intenções de voto. Já Heloísa Helena, que em 2006 disputou a Presidência pelo PSOL, obteve cerca de 7% dos votos na ocasião.
O secretário geral do partido, Afrânio Tadeu Boppré, admite o impasse, mas diz que a legenda está dando “tempo ao tempo” para superar a crise e tentar chegar a uma solução que não cause estranhamento ao eleitor.
- Nós estamos fazendo uma mediação para que a Heloísa participe do programa, que é o programa do partido dela e que ela, quatro anos atrás, representou. Então fica muito estranho ela não aparecer. Nós vamos trabalhar para que ela cumpra esse papel político, mas ela ainda não gravou.
Apesar da pressão para que Heloísa Helena dê as caras, Valente afirma que o desempenho de Plínio na campanha mostra que o PSOL “anda de qualquer forma”, independentemente do apoio da integrante mais popular as sigla.
- O próprio desempenho do Plínio está mostrando que o PSOL anda de qualquer forma. Ou seja, tem um programa, tem um projeto e tem pessoas preparadas para levar esse programa adiante, independente disso [do apoio da ex-senadora]. Mas nós esperamos que ela venha colaborar também.
O R7 procurou Heloísa Helena para comentar sobre sua atuação na campanha nacional do PSOL pela Presidência, mas não conseguiu contato com a ex-senadora. A assessoria dela informou, porém, que a socialista tem dedicado boa parte de seu tempo a sua campanha ao Senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário