quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Surgiu um novo partido em Manaus: PARTIDO DA CULTURA

Mobilização do Partido da Cultura chega a Manaus
10/08/2010
Alita Menezes
Especial para o EM TEMPO
plateia@emtempo.com.br
 
Com o início das eleições 2010, organiza-se em Manaus a primeira assembleia do Partido da Cultura do Amazonas (PCult_AM). Trata-se de uma mobilização nacional que pretende atuar diretamente na criação de propostas junto aos candidatos dessa eleição como maneira de fomentar as iniciativas na área cultural em todo Brasil. No Amazonas, produtores culturais e artistas dos diversos segmentos se reúnem hoje, às 19h, no Centro Cultural da Livraria Valer (rua Ramos Ferreira, 1.195, Centro, Zona Sul), para oficializar a representação regional.
A organização convida pessoas envolvidas e toda a sociedade para participar e debater medidas como a maior utilização das rádios para divulgação de atividades culturais, a criação de políticas públicas que envolvam o Polo Industrial de Manaus (PIM) com o incentivo cultural no Estado, a melhoria da internet, a criação de uma lei estadual de incentivo a cultura no Amazonas, entre outras medidas que favoreçam o acesso à cultura de maneira indiscriminada.
De acordo com Caio Mota, jornalista e produtor cultural que integra a organização cultural Coletivo Difusão, a intenção é fazer com que a classe se posicione politicamente. “Nessa primeira reunião queremos mostrar aos interessados quais as propostas do PCult e criar uma agenda de atividades regionais. Estamos em busca de parceiros culturais para, futuramente, realizar reivindicações por melhorias no setor”, explica.
O Coletivo Difusão, a principio, será responsável pelas atividades do Partido da Cultura do Amazonas, mas todos podem colaborar. O PCult-AM não tem liderança formada, é um movimento participativo e colaborativo onde todos podem realizar eventos, propor mudanças e melhorias. Essas atividades ganham importância nacional, uma vez que o Partido Cultural está presente em vários Estados.
 
Como surgiu
O Partido da Cultura (PCult) teve suas primeiras atividades no Mato Grosso, em São Paulo e Recife, com membros da organização cultural Fora do Eixo e por intelectuais da área. Apesar do nome, a organização é suprapartidária, está acima dos partidos, ou melhor, é do interesse de todos. O movimento trabalha a ideia que a cultura, assim como a moradia, a saúde e a segurança, está entre as necessidades básicas da população, fundamental no processo educativo.
O nome também revela o foco das atividades do movimento, que pretende promover ações estratégicas que proporcionem o aprofundamento do debate e o comprometimento dos gestores públicos nas demandas culturais, principalmente, com a chegada das eleições. A intenção é gerar discussão e construir propostas de políticas de estado para serem encaminhadas aos candidatos. Toda atividade é criada de maneira participativa e aberta a toda sociedade.
 
Ações nacionais
Por meio do site www.partidodacultura.blogspot.com são divulgadas as reuniões de cada Estado, além de um espaço onde os membros podem disponibilizar seus vídeos com os trabalhos mais recentes. O blog também interage com outras ferramentas de comunicação virtual como Twitter e Facebook. Artigos, debates e relatórios de atividades estão disponíveis, mostrando o apoio e as propostas das ações do movimento. Artistas amazonenses interessados em divulgar eventos e iniciativas culturais podem enviar material para o endereço eletrônico partidodacultura.am@gmail.com.

Nenhum comentário: